13-02-2013 00:12

Incensos

 

Incensos

  História
Os incensos são, talvez, tão antigos quanto a cultura humana, mas tudo indica que os egípcios foram, possivelmente, o povo que primeiro dominou a arte da manufatura e do uso de incensos. O mais famoso incenso egípcio é o Kyphi (ou Khyphi), que era produzido dentro de um templo e sob ritual altamente secreto. Era um composto de efeito muito benéfico, e Plutarco o definia assim: "O incenso tem dezesseis (16) ingredientes, número que constitui o quadrado de um quadrado e tais ingredientes são coisas que, à noite, deliciam. Tem o poder de adormecer as pessoas, iluminar os sonhos e relaxar as tensões diárias, trazendo a calma e quietude àqueles que o respiram."
Um dos seus ingredientes é o popular olíbano, árvore considerada sagrada, e durante a poda ou a coleta da resina, os homens deviam se abster de contato sexual ou com a morte.
Plutarco forneceu a lista dos 16 ingredientes usados na preparação desse incenso: mel, vinho, passas, junco doce, resina, mirra, olíbano, séseli, cálamo, betume, labaça, thryon, as duas espécies de arcouthelds, caramum e raiz de Íris.
Já os hindus sempre foram apaixonados por aromas agradáveis e a Índia, nos tempos antigos, sempre foi célebre por seus perfumes. A importação de incenso da Arábia foi uma das primeiras, mas outros materiais aromáticos também eram usados, como o benjoim, resinas, cânfora, sementes, raízes, flores secas e madeiras aromáticas. O sândalo era um dos itens mais populares da época. Esses materiais eram queimados em rituais públicos ou em casa.
Também no Velho testamento encontram-se várias referências ao uso de incensos entre os judeus. Geralmente, os pesquisadores concordam que a queima do incenso só foi introduzida no ritual judaico em torno do século VII a.C.. O primeiro incenso judaico era composto de poucos ingredientes (estoraque, onicha, gálbano e olíbano puro) e sua preparação era semelhante àquela usada pelos sacerdotes egípcios.
Na Grécia, o incenso começou a ser difundido no século VIII a.C., vindo da Fenícia.
Já no Budismo, disseminado por boa parte da Ásia, o incenso começou a ser difundido por volta do século VII a.C.. Junto com os perfumes, constituía uma das sete oferendas sensoriais, que formam um dos sete estágios de adoração.
Na Roma antiga, o incenso foi muito utilizado na Festa do Pastor, junto com ramos de oliveira, louros e ervas, assim com da mirra e açafrão.
Também o Cristianismo incorporou o uso de incensos, mas os cristãos foram os que mais demoraram a introduzí-los em seus ritos. Só após o século V, seu uso foi aumentando lentamente. Por volta do século XIV, tornou-se parte da Missa Solene e de outros serviços.
No Islamismo, não há referência ao seu uso no sentido religioso, mas a tradição nos mostra que o seu perfume pode ser usado como uma referência aos mortos.

Os incensos têm como objetivo, energizar e transmutar as energias dos ambientes e das pessoas. São, por excelência, purificadores e condutores de vibrações, atuando nos locais e nos indivíduos onde são usados.
Perfumam os ambientes e renovam a carga energética estagnada e/ou negativa.
Seu campo de actuação não se restringe apenas aos inanimados, ativando também nossa sensibilidade.

Como acender o incenso

O incenso deve ser aceso em local sereno, com tranquilidade e sem interferências no processo.

Antes de acender o incenso, mentalize e repita uma oração, um pensamento positvo, uma intenção, que se deve

repetir enquanto manipula o incenso

Acenda o incenso com fósforo: é sinal de respeito e tradicionalismo no relacionamento com espíritos ou forças

celestiais que são ancestrais e por isso se agradam com respeito.Acenda o incenso, como a mão esquerda

 

ser multidimensional

—————

Voltar


Contatos

Ana Paula Fontainhas

Atendimentos no Sermultidimensional
Rua José Saramago, Torre Bela nº3 - Atelier B
Carnide/Pontinha
No fim da Estrada que passa pela Casa do Artista/Teatro Armando Cortêz
Em frente ao metro da Pontinha

Coordenadas GPS
38.761144, -9.198153‎
+38° 45' 40.12", -9° 11' 53.35"
correspondem á clinica que se encontra por baixo Clinica MJP


967108745 Ana Paula



Quando você quer alguma coisa, todo o universo conspira para que você realize o seu desejo.

Paulo Coelho



‎"Que a boa sorte te persiga e que teu coração se preencha com tudo o que desejares. Que vejas os filhos dos filhos dos filhos dos teus filhos. Que não conheças nada além da felicidade, deste dia em diante."

Benção Celta



Artigos

23-11-2011 11:18

Semelhanças e Diferenças entre Florais e Homeopatia

  A Medicina Homeopática e a Terapia Floral são semelhantes em um ponto: trabalham com medicamentos energéticos. Esses medicamentos têm a sua ação baseada na energia desprendida durante o processo de preparação, diferente da Medicina Alopática cujos remédios dependem de sua quantidade de...

Ler mais

—————

06-06-2011 23:02

Os 7 corpos: Anatomia oculta do homem

Os 7 corpos: Anatomia oculta do homem O Conhecimento Oculto afirma que o Homem é potencialmente a criação mais maravilhosa e complexa que Deus criou no universo. Dentro de nós manifestam-se todas as leis cósmicas, todos os princípios elementares e todos os anseios de autor-realização...

Ler mais

—————

07-06-2010 23:36

O que é o xamanismo?????????

  O que é Xamanismo? Léo Artése     A Busca de uma Definição       Atualmente quando a maioria das pessoas ouvem a palavra xamanismo pensam em culturas indígenas americanas, outros reclamam por que não pajelança se estão no Brasil. Sempre considerado como um...

Ler mais

—————

03-06-2010 22:14

HORÓSCOPO CIGANO

                    PUNHAL..........(21/03 a 20/04) COROA..........(21/04 a 20/05) CANDEIAS.....(21/05 a 20/06) ...

Ler mais

—————